Antes de escolher que tipo de panela você vai usar no dia-a-dia, é importante conhecer a matéria-prima destes utensílios.

A PANELA DE VIDRO é uma das mais resistentes e duráveis, é a única panela que não transfere qualquer resíduo para o alimento. Mas esta panela não conduz bem o calor para os alimentos e a comida pode queimar mais rápido. O ideal é utilizar somente para sopas e molhos.



A PANELA DE INOX é ideal para uso diário e para qualquer preparação, além de ser uma das panelas mais resistentes. O aço inoxidável, conhecido popularmente como inox, é composto por ferro, cromo e níquel. Então quando for comprar a panela de inox deve-se ferver por 1 hora por 3 vezes com bastante água para fazer esta quelação dos minerais e também não se deve guardar alimentos dentro da panela, nem escovar a panela com esponja de aço. No polimento forma-se uma camada protetora de óxido que ajuda a impedir que os metais passem para os alimentos. O níquel em pequenas quantidades pode até ser útil ao organismo, mas o excesso tende a afetar o sistema nervoso.

A PANELA DE FERRO é uma boa pedida para cozimento de feijão, lentilha, arroz, sopas e carnes grelhadas porque mantém o calor constante e a temperatura alta e ainda libera ferro, que auxilia no tratamento de anemia.O uso da panela é também indicado para vegetarianos, mulheres em idade fértil e crianças. A vantagem da panela de ferro é que ela não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura dos alimentos, representando uma boa economia de gás. Para manter a panela sem ferrugem e evitar perigo ao nosso organismo, sempre depois de lavá-la, seque-a no fogão.

A PANELA ANTIADERENTE (teflon) é revestida por um plástico chamado politetrafluoretileno "alvo de polêmicas", se este material causa ou não algum dano à saúde. Bom, mas de qualquer forma devemos tomar alguns cuidados como: não danificar a panela com facas, o cozimento com a panela deve ser em fogo baixo, não usar esponja de aço e nem deve tirar a sujeira da panela com objetos de metal (colher, faca, garfo,...). A única vantagem de usar esta panela é que ela exige pouco óleo na preparação por ser antiaderente, que é ideal para a saúde!

A PANELA DE BARRO absorve o aroma do alimento ao longo do preparo, ideal para frutos do mar. A panela também pode ser utilizada para ensopados de cozimento lento. Não poupe cuidados na hora da limpeza e conserve-a sempre bem seca, para evitar que sujeiras penetrem nos poros da panela. AH! e a panela não deve ser pintada!


A PANELA PEDRA-SABÃO é uma das mais antigas da história da culinária e têm a vantagem de durarem por muitos e muitos anos. Não possuem cheiro, não alteram o sabor dos alimentos e os mantêm quentes por longo tempo. Mas antes de estreá-la no fogão, unte-a com óleo por dentro e por fora, encha-a de água e leve ao forno médio por 2 horas. Com isso ela estará aptar para libera quantidades expressivas de elementos nutricionalmente importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês. A panela é comprada ''crua'', por isso a cor dela é clara. Ela é ideal para caldos, moquecas e ensopados. Conselhos : só lave a panela de pedra-sabão com água e sabão. Nada de produtos abrasivos nem esponja de aço. Nos primeiros dias de uso, evite choque térmico forte. Não aqueça a peça a seco para depois despejar líquidos frios. Isso pode danificar definitivamente a panela. Por último, nas primeiras vezes que for usar a panela não faça frituras.


A PANELA DE ALUMÍNIO são as mais comuns e as mais baratas. Mas também são as que causam mais polêmica. Há três décadas, pesquisadores levantaram a suspeita de que a ingestão do alumínio estaria relacionada com a incidência dos males de Alzheimer e de Parkinson. Até hoje, o material continua em estudo. Átomos de alumínio podem desencadear diferentes processos metabólicos associado à doenças do sistema esquelético, neurológico e hematológico (do sangue). Pesquisas mostram que a migração do alumínio é maior em panelas de pressão do que em panelas normais ou em fôrmas de bolo. Na limpeza não utilize esponja de aço, para não liberar o alumínio no alimento. Se o alimento estiver grudado no fundo da panela, coloque água e ferva. Não se deve cozinhar nesta panela alimentos ácidos (molho de tomate) nem muito básicos (doces) para evitar que o mineral entre na receita. Não deixe o alimento esfriar dentro da panela de alumínio, assim como a de cobre. Isto porque o sal e os ácidos reagem com as substâncias da panela e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas. Não guarde alimento dentro da panela de alumínio!

A PANELA DE COBRE não é mais comercializada porque o cobre é transferido com muita facilidade para o alimento, provocando intoxicações e pode prejudir os rins e o cérebro.






A PANELA ESMALTADA é revestida de camadas de esmalte colorido, é preferida dos que procuram além do utensílio, uma peça de decoração para a cozinha. Assim como a panela de inox distribui bem o calor durante o cozimento. É indicada para carnes e não deve ser utilizada em frituras, porque o oléo pode pode aquecer além da conta e deteriorar formando compostos nocivos à saúde. Não arranhar a pintura na lavagem e utilizar utensílios que não agridem o material, pois qualquer arranão o esmalte da panela se solta, o que não é recomendado para a saúde.


Bom, agora que vocês já conhecem os benefícios e malefícios de cada panela, para fazer a sua escolha pense nas 3 qualidades: a saúde, a praticidade e a funcionalidade.


This entry was posted on 14:41 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

55 comentários:

    sandra nutricionista disse...

    oi sou dayane e estou me formando em nutriçao. como faço pra mim sempre ficar sempre conectado.adoreiii

  1. ... on 7 de março de 2012 às 17:58  
  2. Néia disse...

    Parabéns pelo blog! Uma dica quando é calculado a %de gordura e o IMC poderia ter um jeito das pessoas saberem se estão acima do peso e quanto está !! Se falei bobagem desconsidere ,tá ? rsrs

  3. ... on 9 de junho de 2012 às 19:17  
  4. Unknown disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
  5. ... on 21 de agosto de 2012 às 23:14  
  6. Unknown disse...

    Ótima matéria! Por acaso vocês já ouviram falar sobre panelas em (aço cirúrgico)?
    O material que não se desprende absolutamente nada no alimento.
    Caso queiram mais informações, podem mandar email para:
    Daniel.barbosa@itdobrasil.com

  7. ... on 21 de agosto de 2012 às 23:18  
  8. Eventos Importantes disse...

    Muito elucidativa essa postagem - gostei bastante! Parabéns!

  9. ... on 28 de novembro de 2012 às 18:04  
  10. Unknown disse...

    Olá, e as panelas de alumínio fundido?

  11. ... on 14 de janeiro de 2013 às 17:32  
  12. Antonio Araujo disse...

    Esta matéria deveria ser estipulada nas escolas de Hotelaria, nutrição e afins para que todas as donas de casa soubessem o que usar no dia-dia. Muito boa!
    Antonio Carlos - Barueri SP

  13. ... on 10 de abril de 2013 às 15:35  
  14. Unknown disse...

    Uma pena a panela de vidro não ser mais comercializada. Apenas usadas no mercado livre.

  15. ... on 7 de setembro de 2013 às 19:45  
  16. Unknown disse...

    Osvaldo Spolaor

    Ficou faltando mencionar os detalhes das panelas de aço cirúrgico .......

  17. ... on 18 de novembro de 2013 às 10:17  
  18. Unknown disse...

    Sandra, você não conhece as panelas de aço cirúrgico da Royal Prestige?

  19. ... on 6 de dezembro de 2013 às 12:25  
  20. Unknown disse...

    Gostei, o médico de meu esposo pediu pra não usarmos panelas de alumínio, gostaria de saber se as panelas de teflon possuem alumínio.

  21. ... on 8 de janeiro de 2014 às 09:23  
  22. Sergio Safira disse...

    OI Sandra, muito bom o seu blog. Poderia falar mais sobre as panelas com revestimento de ceramica e que externamente sao feitas de aluminio? Obrigado e boa saúde.

  23. ... on 23 de janeiro de 2014 às 20:15  
  24. zanchi disse...

    ACHEI EXCELENTE DICA PRA NOSSA SAÚDE POIS SOMOS AQUILO QUE COMEMOS...

  25. ... on 7 de fevereiro de 2014 às 12:20  
  26. Unknown disse...

    Agora precisa colocar a panela de aço cirurgico que vai virar polemica rsrs

  27. ... on 18 de fevereiro de 2014 às 16:36  
  28. Francisco Ribeiro disse...

    Prefiro discordar dos benefícios da panela de ferro. Fico com o Dr. Lair Ribeiro... http://youtu.be/frxMzY2kOtk

  29. ... on 7 de abril de 2014 às 13:06  
  30. Unknown disse...

    Amei! Obrigado pelas informações úteis!

  31. ... on 7 de maio de 2014 às 23:00  
  32. Anônimo disse...

    Existe alguma diferença entre panela de cerâmica e panela de alumínio ou inox REVESTIDA de cerâmica? Vi algumas no site da wallmart,que informam que o produto não libera metais,que é atóxico, entretanto, fica a dúvida quanto a panela ser SOMENTE REVESTIDA de cerâmica?

    Outra dúvida: panela de vidro. Onde encontrar? Não pode estourar durante o cozimento dos alimentos (feijão, arroz)?

  33. ... on 29 de agosto de 2014 às 13:04  
  34. Anônimo disse...

    òtimo artigo, gostei muito das informações, é realmente muito difícil controlar a injestão de ferro pois além dos alimentos tem também as toxinas e metais pesados liberados pelas panelas comuns, felizmente agora temos panelas feitas de aço cirúrgico(Royal Prestige) que não liberam nenhuma toxina, pois é um material utilizado na área médica como bisturis e pinos. Caso queiram maiores informações podem me mandar emails. marcosroyalprestige@gmail.com

  35. ... on 3 de dezembro de 2014 às 01:15  
  36. Unknown disse...

    sou representante de panelas em aço cirurgico,meu contato para duvidas é o (84)87126168 whatsup

  37. ... on 1 de abril de 2015 às 10:38  
  38. Unknown disse...

    Olá a todos!
    Trabalho com panelas em aço cirurgico que está livre de qualquer tipo de desprendimento, tanto em toxinas, quanto em metais pesados.
    Qualquer duvida, entre em contato para maiores informações:
    Royalfocus@outlook.com

    Att

  39. ... on 5 de abril de 2015 às 20:13  
  40. Unknown disse...

    Olá a todos!
    Trabalho com panelas em aço cirurgico que está livre de qualquer tipo de desprendimento, tanto em toxinas, quanto em metais pesados.
    Qualquer duvida, entre em contato para maiores informações:
    Royalfocus@outlook.com

    Att

  41. ... on 5 de abril de 2015 às 20:14  
  42. Unknown disse...

    As melhores panelas do mercado e porque não dizer do mundo, são as panelas em aço cirúrgico, elas não liberam nenhum tipo de toxina nos alimentos e mantém as propriedades dos alimentos por não necessitarem de óleo nem água para a cocção. O sabor do alimento é outro. Maiores informações (14) 3032-5479/ (14) 99676-7550 vivo - whatsapp.

  43. ... on 9 de junho de 2015 às 10:44  
  44. Unknown disse...

    Depoimento: É difícil falar em benefício próprio, parece arrogância, parece mentira, mas o fato e que é realmente é verdade, pode me procurar em redes sociais e verão que a mais de 7 anos eu e minha esposa estávamos tentando engravidar, e agora engravidamos, a pergunta é : O que mudou em nossas vidas no último ano? Somente o uso dessas panelas milagrosas chamadas ROYAL PRESTIGE. Agradecemos a Deus por colocar esse sistema de saúde em nossas vidas.

  45. ... on 9 de junho de 2015 às 10:49  
  46. Unknown disse...

    Depoimento: É difícil falar em benefício próprio, parece arrogância, parece mentira, mas o fato e que é realmente é verdade, pode me procurar em redes sociais e verão que a mais de 7 anos eu e minha esposa estávamos tentando engravidar, e agora engravidamos, a pergunta é : O que mudou em nossas vidas no último ano? Somente o uso dessas panelas milagrosas chamadas ROYAL PRESTIGE. Agradecemos a Deus por colocar esse sistema de saúde em nossas vidas.

  47. ... on 9 de junho de 2015 às 10:50  
  48. Unknown disse...

    As melhores panelas do mercado e porque não dizer do mundo, são as panelas em aço cirúrgico, elas não liberam nenhum tipo de toxina nos alimentos e mantém as propriedades dos alimentos por não necessitarem de óleo nem água para a cocção. O sabor do alimento é outro. Maiores informações (14) 3032-5479/ (14) 99676-7550 vivo - whatsapp.

  49. ... on 9 de junho de 2015 às 10:50  
  50. Unknown disse...

    muito obrigada pelas informações,eu estava pocurando ajuda sobre esse assunto e aqui foi onde encontrei mais esclarecida!!

  51. ... on 23 de julho de 2015 às 09:44  
  52. Gisele Caetano disse...

    Olá. Adorei o blog.
    Faltou as panelas em cerâmica ou somente revestidas em cerãmica. São seguras?

  53. ... on 28 de julho de 2015 às 17:06  
  54. Bia Magno disse...

    Muito bom saber. Adorei!

  55. ... on 30 de outubro de 2015 às 12:37  
  56. Bia Magno disse...

    Muito bom saber. Adorei!

  57. ... on 30 de outubro de 2015 às 12:37  
  58. Unknown disse...

    Apesar do tempo passado, essa resposta servirá para alguém. O teflon é apenas um revestimento, tanto este como o aluminio que está abaixo são "ditos" nocivos.

  59. ... on 31 de outubro de 2015 às 16:36  
  60. Unknown disse...

    Gostaria de saber mais sobre as panelas de aço cirúrgico.

  61. ... on 13 de janeiro de 2016 às 17:17  
  62. Marisa disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
  63. ... on 24 de fevereiro de 2016 às 13:30  
  64. Marisa disse...

    Amei.

  65. ... on 24 de fevereiro de 2016 às 13:31  
  66. Marisa disse...

    (Y)

  67. ... on 24 de fevereiro de 2016 às 13:32  
  68. Unknown disse...

    Amei.;)

  69. ... on 12 de março de 2016 às 11:31  
  70. Unknown disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
  71. ... on 11 de abril de 2016 às 14:31  
  72. Unknown disse...

    Olá,em relação as panelas de pressão qual usar? Já li muitos artigos a respeito das panelas de sua relação com a saúde,porém não se fale sobre a panela de pressão, se a de alumino desprende material e a de aço inox libera níquel, qual usar? Obrigado

  73. ... on 11 de abril de 2016 às 14:32  
  74. marilia disse...

    oie, tenho a mesma dúvida do pietro.
    nao tenho como comprar uma panela de pressão de inox agora e entre aluminio e teflon.. o que seria mais indicado?
    obrigada

  75. ... on 16 de maio de 2016 às 17:59  
  76. ROBERTO TOMÉ disse...

    MUITO BOM, MAS NÃO VI VC COMENTAR NADA SOBRE PANELAS REVESTIDAS DE MÁRMORE. POR SINAL JÁ TRABALHO A TEMPO COM ELAS. FRITA ATÉ OVOS SEM NENHUMA GOTA DE ÓLEO E NÃO ALTERAM O SABOR DOS ALIMENTOS. E AINDA TEM AS PANELAS DE TITÂNIO.

  77. ... on 30 de junho de 2016 às 18:45  
  78. JOSICLEIBER MEDEIROS disse...

    -Titânio: Esse tipo de panela é mais recente e moderno e, por isso, mais cara. A nutricionista Késia Quintaes diz, em seu livro Por Dentro das Panelas, que as panelas de titânio não fazem mal à saúde, já que não há contaminação dos alimentos preparados nelas. Além disso, são mais resistentes. As panelas de titânio também podem ser usadas para guardar a comida depois de pronta. O titânio é usado pela indústria, inclusive, para revestir as panelas de cobre e evitar que esse elemento se misture à comida em seu interior. Elas não exigem a fervura que recomendamos nas panelas de aço inox, pois não há liberação de material na comida - afirma Késia.

  79. ... on 8 de setembro de 2016 às 19:00  
  80. Unknown disse...

    gostaria de saber mais sobre as panelas de mármore estou interessada mas não tenho quase informação sobre vantagens

  81. ... on 29 de março de 2017 às 11:39  
  82. Unknown disse...

    gostaria de saber mais sobre as panelas de mármore estou interessada mas não tenho quase informação sobre vantagens

  83. ... on 29 de março de 2017 às 11:42  
  84. Unknown disse...

    gente depois q vc ver o efeito do texte realizado com qualquer umas dessas panelas acima e ver o resultado da royal prestigie, vcs não terão mais nem como se argumentar.

  85. ... on 18 de maio de 2017 às 11:40  
  86. Unknown disse...

    gente depois q vc ver o efeito do texte realizado com qualquer umas dessas panelas acima e ver o resultado da royal prestigie, vcs não terão mais nem como se argumentar.

  87. ... on 18 de maio de 2017 às 11:42  
  88. secondino disse...

    excelente ensino,aprendi muito em poucas palavras parabéns a altora

  89. ... on 9 de agosto de 2017 às 20:57  
  90. secondino disse...

    excelente ensino,aprendi muito em poucas palavras parabéns a altora

  91. ... on 9 de agosto de 2017 às 20:58  
  92. Unknown disse...

    muito util informaçãoes.

  93. ... on 19 de outubro de 2017 às 14:09  
  94. Lehi disse...

    Olá! Matéria excelente. Comentários importantes para se ter uma alimentação saudável. Mas para uma alimentação livre de contaminação as panelas de aço cirúrgico são, sem dúvida nenhuma, as mais eficientes, pois o aço cirúrgico não contamina e ainda controla a temperatura mantendo os nutrientes do alimento. ou de Curitiba e quem quiser conhecer entre em contato comigo pelo e-mail lhillescas@gmail.com.

  95. ... on 24 de novembro de 2017 às 15:44  
  96. ALOYSIO ALBERTO disse...

    Todos os blogs de alimentação saudável, aparecem os vendedores de panelas de material cirúrgico. Só que dominam os blogs e não deixam espaço para os comentário.
    Se panelas de aço cirúrgico fossem boas, já estariam nas lojas e com certeza com indicação de algum nutricionista. Se ninguém recomenda e só vende nas residências, não deve ser um produto saudável.

  97. ... on 3 de dezembro de 2017 às 19:38  
  98. Siska disse...

    Nice info www.ayamjago.net tq

  99. ... on 6 de fevereiro de 2018 às 21:12  
  100. Unknown disse...

    Join WIth Me In bolavita

  101. ... on 15 de fevereiro de 2018 às 20:19  
  102. Unknown disse...

    mari bergabung bersama kami di >> www.bolavita.org

  103. ... on 26 de fevereiro de 2018 às 04:34  
  104. Unknown disse...

    Ayok Gabung Dan Registrasi Gratis Bersama Kami Di BOLAVITA

  105. ... on 29 de março de 2018 às 18:05  
  106. Unknown disse...

    Main Bandar Ceme Paling asik di FIFAPOKER
    Temukan Keseruan Lainnya & Raih Kesempatan Menang TERBESAR
    Banyak bonusnya juga lohh
    bbm nya :7B3130BF
    Minimal Deposit Rp.10.000
    www.fifapoker.com

  107. ... on 31 de março de 2018 às 19:17  
  108. Sumarni Angkasa disse...

    ayam sabung peru Live Di www.bolavita.site ! Dapat dimainkan menggunakan Android & iOs Kesayangan Anda ! Bonus Deposit pertama sebesar 10% ! Bonus Cashback 5% - 10% ! Daftar sekarang juga !

  109. ... on 20 de dezembro de 2018 às 00:08